Carregando

Notícias

< voltar

Confira o passo a passo para realizar assinatura de documentos através de certificado digital

22/05/2020 20:43:2375 visualizações

Confira o passo a passo para realizar assinatura de documentos através de certificado digital

Em tempos de isolamento social, a assinatura digital é uma grande aliada para viabilizar a formalização de contratos. Confira o passo a passo para que você faça a sua.

1. Obtenção de certificado digital: os assinantes do respectivo documento deverão criar um certificado digital, de segurança mínima tipo A1 ou A3 E-CPF, emitido por entidade credenciada pela infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil).

O certificado A1 possui validade de um ano e não necessita de tokens ou smart cards, que são dispositivos móveis como os pendrives, podendo ser utilizados em vários computadores para validação dos dados. Já o certificado A3 possui validade de um ano ou mais e estrutura física, pois fica armazenado em um token ou smartcard, podendo ser levado de um local para outro sem a necessidade de utilização em um único computador autorizado. Basta informar a senha para que os dados sejam assinados com segurança.

Ambos os certificados oferecem altos níveis de segurança e confiabilidade, porém, o certificado digital A3 oferece um nível ainda maior de segurança, pois é inviolável e está dentro de um token.

Em relação ao certificado digital A1, sua principal vantagem está no fato de que o próprio computador terá o poder de realizar a assinatura digital. Em relação ao A3, a mobilidade oferecida pelo token é a sua principal vantagem.

Como os certificados possuem preços diferentes, o cliente deverá avaliar, com base nas informações acima destacadas, qual o que melhor se adequa a sua necessidade.

Diversas empresas oferecem o certificado digital no Brasil, sendo as principais: Serasa Experian, Certisign, Onbusca & Soluti,Valid e DigitalSign.

Vale destacar que a maioria das empresas requer, como parte do processo de expedição do certificado, um agendamento presencial, que se encontram suspensos no momento em razão da Covid-19. Algumas disponibilizam para os casos de urgência de emissão um número de telefone para contato e endereço de e-mail, a fim de que o trâmite seja agilizado.

 

2. Uma vez emitido o certificado, a assinatura dos documentos poderá ocorrer de duas formas:

PRIMEIRO PASSO

Assinatura de documentos pelo PDF no Adobe Reader

1. Ler o documento na íntegra e confirmar o seu conteúdo. Em seguida, selecionar a aba “ferramentas”;

2. Procurar a opção “certificados” e clicar em “abrir”;

3. Na parte superior da página, vai aparecer a opção “assinar digitalmente” que deverá ser selecionada;

4. Em seguida, vá ao final do documento, no espaço indicado no documento para colocar a assinatura, e faça um quadrado, selecionando o espaço em que ficará a assinatura digital. Feito isso, será aberta uma janela com os certificados digitais identificados no computador. Selecione o certificado com seus dados e clique em “continuar” e depois em “assinar”;

5. Por fim, salve o documento e ele estará finalizado, com a assinatura digital.

SEGUNDO PASSO

Assinar documento pelo Word

1. Ler o documento na íntegra e confirmar o seu conteúdo. Em seguida, selecionar a aba “arquivo”, depois em “informações” e, por fim, em “proteger documento”;

2. Selecionar a opção de “adicionar uma assinatura digital”;

3. Neste ponto, aparecerá uma janela para preencher algumas informações como o “tipo de compromisso”. Selecione a opção mais aderente e depois preencha o “objetivo da assinatura deste documento”;

4. Certifique-se de que o certificado digital selecionado está correto e clique em “assinar” para finalizar;

5. Por fim, salve o documento e ele estará finalizado, com a assinatura digital.